quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aliança

Não passa de um pequeno circulo de metal, quase nada, mal faz diferença, são facilmente removíveis e, portanto, para alguns (às vezes para muitos) mais distraídos, não têm a mínima importância.
Essa falta de importância pode estar ligada a falta de percepção aos detalhes, ou talvez, à falta de capacidade de criar ligações afetivas com “links” diretos para essas emoções. Sim, a aliança é só o detalhe, somente o link. A beleza está no que ela simboliza.
Aliança. Perceba que o próprio nome já muda para induzir a rever sua representatividade. Não é um simples anel, é uma aliança, um laço, o símbolo de um acordo, a marca de um compromisso.
É algo que serve para lhe remeter às promessas e a todo sentimento que te levou a fazê-las. E, se não houve promessas, ao comprometimento com o sentimento que lhe fez utilizá-las. E se tudo isso não é levado em conta, se essa não é a visão que se tem sobre esse pequeno objeto, melhor mesmo não usá-lo, pois neste caso, ele não faz mesmo diferença. Afinal, não se tem uma aliança, se tem um simples anel, um simples ornamento, algo tão facilmente removível ou substituível quanto o sentimento que impulsionou usá-lo. Já se perguntou por que, nos filmes, quando em crise, toca-se, olha-se ou aparece em destaque a aliança? (Veja na cena de traição do filme Infideldade quantas vezes ela aparece em destaque) Exatamente porque essa é a “razão de ser” dela, estar visualmente presente para lembrar-lhe do compromisso, mesmo quando a outra parte do acordo não estiver ali. Dar a oportunidade de, antes de qualquer coisa, refletir se tudo mudou a ponto de não valer mais a pena a manutenção dos sonhos propostos na data daquela “aliança”. Fazer pensar por mais um segundo, que, supõe-se, ser tempo suficiente, muitas vezes, para não desistir dos votos. Então, se não está pronto para usar uma aliança, assumindo tudo o que ela significa, procure não utilizar anéis em seu lugar enquanto pensa, pois o outro par pode estar sendo encarado como aliança e, melhor dedos esperançosos do que alianças quebradas.

2 comentários:

Margaux disse...

Dani, achei lindo seu texto,é muito verdadeiro! Parabéns! beijo. Margaux Vieira

Mari Leite disse...

Concordo plenamente!!!
Durante muito tempo, principalmente da minha adolescência achava o máximo os casais de amigos que andavam com as "tão preciosas" alianças de compromisso e acredite queria um namorado que andasse com essa belezinha também...
Depois de algum tempo (bastante por sinal) namorei e pensei pra quê aliança?? E apesar de algum tempo atrás ser um desejo meu, durante o tempo que estive com o meu ex-namorado jamais cogitei em colocar um bambolê no dedo do cidadão e no meu também é claro.
Gente a coisa mais fácil que existe é na hora da sacanagem jogar a aliança do cidadão ou a sua longe e depois ter que sair igual maluco procurando ou como uma conhecida em uma das brigas com o namorado jogou a dela no mato e quando se acertaram sairam os 2 a noite para procurar...
Segundo Shakespeare "beijos não são contratos e nem promessas" se naquela época ele já tinha essa concepção, bom hoje em dia não mudou mta coisa, agora levando essa linha de raciocício se os beijos que são tão carnais e fraternais (pelo menos para mim) o que um simples "ornamento" como vc nomeou amiga realmente significam??? Para mim, absolutamente nada! Pois se existe algum tipo de aliança (no sentido correto da palavra) ela está no coração e creio que isto basta!

Como já havia comentado, vc escreve mto bem amiga!!!

Bjs